Facebook do Espiritualismo na Rede

Gosta de nossas publicações? Continue por dentro delas, curta a nossa pagina no Facebook. https://www.facebook.com/Espiritualismo-na-Rede-507990979322277/

Nascimento de Oxum

Bom dia essa semana, na medida do possível, já que é estou em semana de provas na Universidade, vou postar alguns Itãs, algumas lendas do Orixá Oxum, e tentando esclarecer, trazer para nossos dias.

Hoje, vamos começar pelo inicio, como nasceu Oxum?

Um dia, Orunmilá saiu de seu palácio para dar um passeio acompanhado de todo o seu séquito.
Em certo ponto deparou com outro cortejo, do qual a figura principal era uma mulher muito bonita. Orunmilá ficou impressionado com tanta beleza e mandou Exu, seu mensageiro, averiguar quem era ela.
Exu apresentou-se ante a mulher com todas as reverências e falou que seu senhor, Orunmilá, gostaria de saber seu nome.
Ela disse que era Iemanjá, rainha das águas e esposa de Oxalá.
Exu voltou a presença de Orunmilá e relatou tudo o que soubera da identidade da mulher.
Orunmilá mandou então, convida-la ao seu palácio, dizendo que deseja conhece-la.
Iemanjá não atendeu de imediato o convite, mas um dia foi visitar Orunmilá.
Ninguém sabe ao certo o que lá aconteceu,mas o fato é que Iemanjá ficou grávida.
Iemenjá deu a luz uma linda menina. Como Iemanjá já tivera muitos filhos, Orunmilá enviou Exu para comprovar se a criança era mesmo filha dele.
E assim foi. Exu então confirmou a paternidade de Orunmilá e levou a criança para morar com o pai que satisfazia todos os seus caprichos. 

Por isso cresceu cheia de vontades e vaidades.
   O nome dessa filha é Oxum.
                                                   (PRANDI, 2001. Adaptado)

Bom embora a lenda retrate o nascimento de Oxum, como eu não considero que os Orixás tenham tido uma encarnação humana, mas são potências de Deus Pai/Mãe, pouco aprenderia com essa lenda se não fosse o papel de Exu nela.

Em quase todas as lendas, Exu aparece de alguma forma. Ou provocando uma confusão, ou fazendo alguém se encontrar com outro alguém, ou apaziguando os nervos. E aqui não é diferente.

Exu nessa lenda exerce papel de vital importância como mensageiro de Orunmilá. É ele que vai falar com Iemanjá, é ele que averígua a paternidade de Orunmilá. Se não fosse Exu, Oxum não haveria nascido.

Podemos aprender então, o papel dinamizador do Orixá Exu (não confundir com as entidades espirituais que carregam o mesmo nome). Exu é que movimenta as energias, é que junta as egregóras. Ele que impulsiona a criação. Tanto que se diz, "sem Exu não se faz nada".

Não por ele ser brincalhão, ou por ser malvado e vá se vingar, mas porquê Exu é Deus em movimento.

Outra coisa que aprendi nesta lenda, é que nem sempre ganhamos as coisas quando queremos. Iemanjá, a mãe de todos por natureza, sempre retratada de braços abertos, bondosa, maternal, não aceitou o pedido de Orunmilá de imediato. Se ela não aceita correndo os pedidos de Orunmilá, porquê haveria de aceitar os nossos? Somos por acaso superiores a Orunmilá?

Ainda aprendo um segredo para a criação dos filhos. Não mimar e impor limiter. O final da lenda diz que Oxum ficou vaidosa por ter Orunmilá lhe satisfazer todos os caprichos. Sabemos é claro, que a vaidade é atributo essencial divino de Oxum e que as lendas são somente meios que a ancestralidade conseguiu trazer para o plano terreno da época as realidades espirituais. Mas olha que ensinamento lindo, no detalhe da lenda. Saber impor limites,saber se austero, duro com os filhos quando preciso faz parte do papel de pai.

Espero que tenham gostado da lenda e dos cometários. Se encontrou algum outro ensino neste Itã compartilha conosco.

Abraços, gratidão e Axé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário