Facebook do Espiritualismo na Rede

Gosta de nossas publicações? Continue por dentro delas, curta a nossa pagina no Facebook. https://www.facebook.com/Espiritualismo-na-Rede-507990979322277/

Deus e Deusa no paganismo por Riach Ewen

      O paganismo,  vem do termo pagão, que vem do latim paganus, que significa "camponês". Ou seja, de inicio designava o povo do campo. Com o posterior surgimento do catolicismo romano, pagão passou a ser quem não era cristão.

      Assim, nas áreas rurais/camponesas, os pagãos,  que são aqueles que têm crenças politeístas (crê em vários deuses) e reverenciam os ciclos da natureza, continuaram seus cultos, mesmo que perseguidos.

      É aí que entra a Deusa e o Deus.      Mas quem são eles?

      Para o paganismo a Deusa e o Deus são os criadores de tudo e de todos. Porém a Deusa na maioria das vezes tem um destaque maior pelo fato de ela ser também a mãe do próprio Deus.

      Complicado não é? Bastante, mas não é difícil entender.

      A Deusa é a origem de tudo, é dela que vem cada pedacinho do universo, inclusive o Deus

Mas agora se ligue que ela não é nenhuma tarada que se casa com o próprio filho.

De acordo com o mito, a Deusa engravida do Deus, eles crescem e viram amantes e juntos dão origem a tudo isso aqui que vemos. Mas lembre-se que é um mito e todo mito tem suas metáforas. A real finalidade dessa história é mostrar que somos o fruto da união da Deusa com o Deus, que dessa união fazem deles um só. Por isso somos uma dualidade. Temos um lado Yin (feminino) e um lado Yang (masculino), tenha calma, não significa que você é bissexual. Mas sim, todos temos essências masculinas e femininas, observe e descobrirá.


      Nos nossos rituais pagãos invocamos a presença da Deusa e do Deus.


      "A Deusa e o Deus são iguais; nenhum dos dois é maior que o outro ou merece mais respeito que o outro. O ideal é encontrar um equilíbrio perfeito entre as duas energias. A Deusa e o Deus são iguais, eles se completam." Disse Scott Conningham em uma de suas obras.

      Como nas religiões patriarcais que focam somente no aspecto masculino de uma divindade existe também pagãos que focam apenas no lado feminino.

      "A Wicca (religião pagã) busca recuperar o Sagrado Feminino e o papel das mulheres na religião como sacerdotisas da Grande Mãe, além da complementaridade e do equilíbrio entre homem e mulher, simbolizados através da Deusa e do Deus, que se integram." (Claudiney Prieto, em Wicca a Religião da Deusa)

      Então é isso, o paganismo resgata esse equilíbrio entre as duas energias, prestando cultos e celebrações de acordo com os ciclos naturais.

A Deusa e o Deus são cultuados em três formas. A Deusa como a Jovem, a Mãe e a Anciã, e o Deus como o Caçador,o Pai e o Sábio.

      A Deusa e o Deus têm muitas faces, no decorrer dos tempos eles foram conhecidos por diversos nomes. Como por exemplo:

      A Deusa: Isis, Astarte, Diana, Hécate, Deméter, Kali, Inanna.       O Deus: Hórus, Marduque, Dionísio, Krishna, Odin, Cernunnos, Apolo.



O Blog Espiritualismo na Rede não se responsabiliza pelas informações contidas neste texto. Todo o conteúdo é de inteira responsabilidade de seus idealizadores.
Mande seu texto para nós também: naredeespiritualismo@gmail,com


Referências:
* Wicca, a religião da Deusa - Claudiney Prieto;
* Wicca: Guia do Praticante Solitário - Scott Cunnigham.

Nenhum comentário:

Postar um comentário