Facebook do Espiritualismo na Rede

Gosta de nossas publicações? Continue por dentro delas, curta a nossa pagina no Facebook. https://www.facebook.com/Espiritualismo-na-Rede-507990979322277/

Eficácia da Prece - Considerações


A frase citada na imagem acima é narrada no livro "Obreiros da Vida Eterna" psicografia do espírito André Luiz pela mediunidade cristã de Chico Xavier, durante tarefa de amparo a um irmão desencarnado nas zonas escurecidas do falso pensamento religioso. Na narrativa André nos conta como Zenóbia, após fervorosa prece devotada a deus recebe salutar energização e é prontamente respondida conseguindo portanto dar prosseguimento ao amparo de irmão Domênico.

Mas o que é a prece? A prece é uma invocação que nos liga ao ser espiritual à qual ela é dirigida. Por ela nos ligamos a deus, aos espíritos superiores, enviamos vibrações aos irmãos em sofrimento, doamos nossa energia mental aos espíritos trabalhadores, para situações específicas.

Podemos orar por nós mesmos, por outras pessoas, por lugares, por grupos de pessoas. Ou seja, não há contra indicações de endereçamento de orações. Para a doutrina espírita a prece tem no mínimo três finalidades, agradecer, louvar e pedir.

Quando dirigimos nossas orações à deus, ou aos Orixás são os espíritos superiores encarregados de sublime tarefa que respondem ao nosso chamado e segundo nosso merecimento e necessidade atuam favoravelmente ou não em resposta a nossa prece. Muitas vezes nosso mentor mais próximo, também conhecido como anjo de guarda que ouve nossa prece e se prontifica em atende-la ele mesmo, ou solicitando auxilio de algum irmão que possa nos amparar.

Não são as quantidades de palavras ou demonstrações externas que qualificam a prece, mas sim a situação mental do individuo em estado de oração.  Em "A Gênese" Kardec diz:

"O pensamento produz uma espécie de efeito físico que reage sobre o moral".

Palavras repetidas só terão eficácia se devidamente energizadas com o elevado padrão vibratório e estado meditativo de quem ora. Embora potencializadas pelas egrégoras que as sustentam orações populares como " Pai Nosso", "Ave Maria" não possuem nenhum poder em si mesmas se não alinhadas ao estado elevado de pensamento e meditativo das palavras que estão sendo repetidas. Sabe-se contudo do uso benéfico de determinadas orações deste tipo durante processos de desobssesão devido á enorme carga vibratória que exerce sobre a mente dos espíritos ainda ligados a dogmas religiosos terrenos. É importante frisar bem que é o pensamento que dá qualidade curativa aos fluidos.

A principal importância da prece contudo está em auxiliar a quem ora na importantíssima tarefa de asseio do psiquismo. Durante a prece eficaz, todos os corpos são potencializados positivamente pelos eflúvios curativos e balsâmicos, trazendo à luz da consciência os pormenores do inconsciente que aliado ao estudo do evangelho produz a reforma intima. É também durante a oração que nosso estado mental se adéqua e se sintoniza com padrões superiores da existência permitindo a atuação dos mentores da Luz no campo da mediunidade intuitiva, cooperando com conselhos salutares para melhor vivência na matéria segundo os padrões louváveis do evangelho redivivo de Jesus.

Deus atende a nossas preces? Conforme visto acima, toda prece verdadeira é ouvida pelos espíritos superiores e portanto chegam na hierarquia de Luz e a deus por consequência. Nem toda prece contudo é respondida afirmativamente. Conforme venho dizendo desde as lides da Assembléia de Deus, a resposta de Deus as nossas orações também pode ser um não. Quantas vezes a semelhança dos pais terrenos deus nos priva de nossos desejos a fim de providenciar melhores e mais eficazes meios de nos fazer evoluir. Como os pais terrenos que negam pedidos aos filhos pequenos com o intuito de lhes proteger, o pai amabilíssimo nos priva de nossos pedidos infantis. Oscar Wilde dizia que quando os deuses querem nos castigar eles atendem as nossas orações.

As orações não mudam os planos de deus, mas tem a finalidade de fazer com que os que oram se sintonizem as diretrizes dos planos de deus. Como sempre disse, a oração não muda deus, mas nos muda para deus.

Em que momento orar? Paulo nos incita a orar sempre ( 1 Tessalonicenses 5:17), isso não significa estar sempre de olhos fechados e mãos juntas, mas estar sempre em estado de prece, com o coração vigilante. Alias, o divino amigo nos alerta que a vigilância deve sempre acompanhar a oração (Mateus 26:41)  É aconselhável a oração em momentos de perigo, na busca por respostas, antes e depois de encontros e reuniões mediúnicas, e sobretudo antes de dormir.

Porque este imperativo de sempre orar antes do repouso físico do sono? É sobretudo durante o sono que ao desligar-se temporariamente do envolucro carnal que nosso espirito encontra seus semelhantes vibratórios. Ao orar antes de dormir auxiliamos o processo de elevação moral e vibratória do nosso espirito facilitando seu contato com seres de elevada situação espiritual e afastando eficazmente aqueles que poderiam desviar-nos da missão.

Costumo seguir um modelo de prece dividida em quatro etapas, sintonizar, agradecer, pedir e enviar.

Sintonizar: Momento de inicio da prece onde faz se a sintonização mental por meio da invocação da presença de deus, dos anjos guardiões e dos mentores espirituais.

Agradecer: Como a gratidão é uma das mais poderosas ferramentas de mudança de padrão energético, e um maravilhoso calmante para os pensamentos diários, após a sintonização agradece-se pela vida, pelas bençãos e oportunidades do dia a dia.

Pedir: Ainda envolto no sentimento de gratidão, solicitamos aos espíritos, Orixás e a deus aquilo de que somos necessitados. Podemos também pedir por outrem, inclusive por irmãos desencarnados e pelo Brasil.

Enviar: Após sintonizar, agradecer e pedir é chegado o momento de doar-se. Neste momento disponibilizamos ao Universo um pouco da nossa energia anímica, do nosso ectoplasma, e nos dispomos ao trabalho.

Essas foram algumas considerações sobre a eficácia da prece, baseada nas obras de André Luiz, Emanuel e no Evangelho Segundo o Espiritismo. No próximo texto vou trazer algumas frases sobre a oração. Fiquem ligados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário