Facebook do Espiritualismo na Rede

Gosta de nossas publicações? Continue por dentro delas, curta a nossa pagina no Facebook. https://www.facebook.com/Espiritualismo-na-Rede-507990979322277/

Laroie! Mojubá! Exu é pai!










Este título talvez assusta, principalmente para alguns irmãos do seguimento Umbandista que cultuam Exu somente na figura do espírito e não na figura do Orixá.

Mas sim, Exu é pai. Mas para que se possa entender isso, temos primeiro que desambiguar o termo Exu.

Exu enquanto o guia e mentor, que assim como acontece com os caboclos (entenda melhor clicando aqui), recebe regência e irradiação. Eles tem a regência do Orixá Exu e a irradiação dos demais. Exemplo: Exu Tranca Rua, tem a regência de Exu (isso o torna um Exu) e a irradiação de Ogum,  ou o Exu Marabô, que tem a regência de Exu e a irradiação de Oxóssi. O mesmo acontece com as senhoras Pomba Giras.

Os Exus espíritos, formam o que se costuma chamar de Esquerda da Umbanda ou mesmo Quimbanda, sendo o contraponto energético, o mensageiro dos demais guias e também dos Orixás. Exu não é escravo dos Orixás.

Esses são mentores, guias, amigos, guardiões, e também podem, embora raramente o façam, ser o responsável pelo trabalho mediúnico de um médium umbandista. Geralmente, um médium umbandista tem no mínimo um casal cuidando da sua mediunidade na esquerda, da mesma forma que tem logo depois do Orixá de Ori um espírito responsável na direita.

Olhando desta forma, Exu é sim pai. Ou pelo menos padrinho.

O Exu Orixá, que em muitas casas umbandistas acaba não tendo um culto direcionado e por esse motivo talvez acaba não tendo filhos. Segundo pesquisa realizada por mim, muitas casas de Umbanda dão o Ori para Ogum Xoroquê quando o médium aponta ser filho do Orixá Exu. Semelhante amalgama ocorre com Obá e Iansã, Ossain e Oxóssi e mais raramente com Oxum e Oxumarê.

Mas Exu, não é Ogum Xoroquê. Exu é Exu. O mais controverso dos Orixás e também um dos mais humanos. Senhor da comunicação. Mensageiro dos demais Orixás e de todos o que é primeiro saudado e o que primeiro come. Senhor das festas, da alegria, não que os demais Orixás sejam ranzinzas, mas é que nenhum deles supera Exu no quesito fazer festa.

Senhor da fertilidade, seu símbolo é o Ogó, falo humano ereto, que além de ícone de sua fertilidade, tem o poder de transportar o Orixá rapidamente (tipo a aparatação de Harry Potter), ou de atrair objetos (tá ligado no "accio", acho que Exu é potterhead, hehe).

Lembrando que Exu, é o termo Yoruba para essa força divina, e que possui outras nominações dependo da nação.

Todas essas características deram a Exu, pela ignorância do Europeu, a sombra de diabo, demônio. Vale ressaltar que tal entidade é inexistente nos cultos de matriz africana. Talvez essa sombra que impede que muitos terreiros realizem obrigações de Ori à Exu. Pierre Verger evidência isso no livro "Orixás":

 "Poucas pessoas lhe são abertamente consagradas em razão desse suposto sincretismo com o Diabo"

Mas sabemos que Exu não é o diabo, Exu é um Orixá como qualquer outro, e como tal tem seus filhos. Verger em suas pesquisas chega a relatar as características dos filhos deste Orixá:

Os filhos de Exu são extremamente raros e têm comportamento muito peculiar. Precisam estar sempre em atividade para poder liberar toda energia que possuem. São astutos e ágeis, insolentes, imprevisíveis, sociáveis, provocantes e briguentos. Destacam-se por sua sensualidade, inteligência e dinamismo.
Em minha pesquisa, conheci alguns filhos de Exu no segmento Umbandista, e nenhum deles tem a vida fudida como me disseram ontem pela manhã que teriam os filhos deste Orixá.

Até mesmo algumas cantigas umbandistas tratam Exu como pai:

"(...) Gira de novo auê, salve a Luz da Guiné,
Iorelê Ioralá, meu pai é Tranca, ele é seu Tranca Rua"

" Chamei os Exus, chamei tornei chamar
Exu também é pai
Também pode ajudar"

Além disso tudo,  a força cósmica de Exu que permite a nossa concepção. Exu enquanto o dinamismo da energia é quem movimento o espermatozoide dentro do corpo materno e é Exu também que movimenta por ordem de Olorum as energias Orixá que formaram nosso Ori. É ele também que juntamente com Oxum, Iemanjá e tantos outros faz o movimento de saída na hora do parto. Então se ele não é pai, é ao menos obstetra.

Pelo pouco que pude trazer aqui, podemos entender que assim como qualquer outro Orixá, Exu pode e é pai. Respeito quem pensa que não possa, mas ao menos para mim ele o é!

Aquele que guarda minhas portas, que me leva aos Orixás e traz os Orixás até mim, aquele que come antes de todos, aquele sem o qual "não se pode fazer nada". Se isso não é ser pai, desconheço o que seja então.

Que Pai Exu, junto com todos os guardiões que levam seu nome e as senhoras Pomba Giras abençoem as nossas vidas. Meu motumbá a todos e em especial à todos os filhos deste grande Orixá, o Orixá Exu!


Laroiê. Mojuba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário