Facebook do Espiritualismo na Rede

Gosta de nossas publicações? Continue por dentro delas, curta a nossa pagina no Facebook. https://www.facebook.com/Espiritualismo-na-Rede-507990979322277/

I Fórum Catarinense de Umbanda

No último sábado, dia 3 de outubro, a Universidade Regional de Blumenau- Furb, sediou o I Fórum Catarinense de Umbanda, que vinha com a proposta "Umbanda é União,não Unificação", ressaltando os múltiplos rituais e segmentos que fundamentam a religião, sem contudo ter um certo e errado.
Participaram cerca de 140 pessoas de todo o estado,além de participantes do Paraná e São Paulo,incluindo praticantes de Umbanda, Candomblé, estudantes e pesquisadores e também membros de outras religiões, como Luísa de Oliveira, frequentadora da Igreja Batista que diz estar no Fórum a pedido do irmão umbandista e que não se considera menos cristã por estar neste evento. Luísa afirma ainda,que conhecer o outro é o melhor meio de conhecer a si mesmo,e termina dizendo "não tem como não se apaixonar pela Umbanda. Eu vou ao terreiro pelo menos uma vez ao ano, comer doce de Cosme e Damião".
O evento idealizado por Mãe Karol de Iansã, com apoio da FUCA( Federação de Umbanda, Candomblé e Angola), do Núcleo de Estudos Afro da FURB, da Umbanda Mania, fez uma breve homenagem ao senhor Zélio Fernandino de Moraes, pelos quarenta anos de retorno á pátria espiritual, e também a Mãe Luiza, a umbandista mais antiga do estado de Santa Catarina,natural de Ilhota,onde chegou a viver em uma senzala, Mãe Luiza tem 77 anos de Umbanda e 99 de idade. Em entrevista ao Jornal de Santa Catarina, Mãe Luiza,afirma que a Umbanda só lhe trouxe coisas boas.
Mãe Luiza Moreira (Foto: Gilmar de Souza/ Agência RBS)
O evento ainda contou com a presença do vereador Jefferson Forest (PT), que na sua fala reforçou a importância do estado laico e da luta contra a teocracia que está se instalando no Congresso Nacional, disse ainda, que eventos como este são importantíssimos para mostrar o que é e o que não é a Umbanda.
Em outro momento, Pai Dermes de Xangô, vice presidente do Fórum, na sua fala, afirma que a Umbanda é uma só,mesmo sendo muitas. Pensamento este reforçado por Mãe Karol, que citou alguns pontos fundamentais da crença Umbandista, como, a crença na manifestação divina por meio dos Orixás e nas leis cármicas.
No período vespertino do evento, houve a discussão do documento intitulado " A Umbanda em Santa Catarina", que tratava de pontos fundamentais da religião.O documento foi amplamente discutido, com participação de todos os presentes, votado e será posteriormente usado pelos Umbandistas para regulamentação da religião. É válido destacar, que o documento, não tem caráter dogmático, nem espiritual.
Por fim,quero deixar meu agradecimento e meu Saravá Fraterno, a todos os presentes, a equipe realizadora do evento e a Mãe Karol pela oportunidade de eu ter contribuído para a construção deste evento.

Eu e a Irmã Silvana. Eu fui o recepcionista do evento.

Um comentário: